Nós e a dança do siri!

sábado, 6 de outubro de 2007 Deixe um comentário


Fiquei surpreso com a ausência de blogs jurídicos nos recentes "mapas da blogosfera brasileira" divulgado por diversos sites. Sou consciente de que os blogs jurídicos não são levados tão a sério, principalmente pelos "sites jurídicos tradicionais". Veja-se, por exemplo, a situação da nossa comunidade do Orkut: nenhum site jurídico se refere a ela, mas diariamente eles mesmos a invadem para publicar propaganda de eventos, cursos para concursos etc. Se a força dos blogs e das comunidade do Orkut não é levada a séria, por que insistem em nos usar para fazer propaganda?

Não quero dizer que o nosso blog seja o melhor, mas tenho a certeza de que entre os blogs jurídicos parceiros (veja-se a seção de links que recomendo) e aqueles que ainda não conheço, existe material de excelente qualidade e que os permitiria um posicionamento no mapa da blogosfera, nem que fosse em uma pequena ilha sujeita a um Tsunami!

Será que teremos que fazer a dança do siri para sermos notados?


3 comentários »

  • Marta disse:  

    Bem, prefiro mil vezes um Blog como o seu, super atualizado, com foco e objetivos claros, com conteúdo realmente útil e interessante, do que sites tradicionais que pouco nos auxiliam nessa empreitada de estudos dirigidos para concursos públicos. O Blog do Concurseiro está de parabéns, merece destaque, sim!!!

  • Carlos Vinicius disse:  

    André,

    o problema é que o pessoal do direito, de um modo geral, está acostumado com muita seriedade e não acredita que pode encontrar um conteúdo sério e de qualidade, como o aqui publicado, em blogs que são escritos por "desconhecidos".
    Eu acredito que exista realmente um preconceito. Pesquisando blogs pela rede, você encontra diversos com conteúdo jurídicos, mas todos publicando artigos jurídicos extensos, análises críticas complexas de jurisprudências, material de leitura pesada, de pesquisa, interessante é claro, mas para analisar com cuidado, como na leitura de um livro. Isso fere a própria linguagem dos blogs, que é algo informal, gostoso de ser lido, que se lê buscando informação de forma agradável. Doutrina pesquisa-se em sites especializados e livros.
    A blogosfera brasileira precisa muito de blogs que falem o direito como é falado aqui, em forma de discussão, algo carregado de conteúdo mas que tenha uma leitura agradável.

    Valeu André, seu blog é muito bom.

  • Carlos Vinicius disse:  

    O problema é que o pessoal do direito está acostumado com muita seriedade e não acredita que pode encontrar um conteúdo sério e de qualidade, como o aqui publicado, em blogs.
    Eu acredito que exista um pouco de preconceito. Pesquisando blogs pela rede, você encontra diversos com conteúdo jurídicos, mas todos publicando artigos jurídicos extensos, análises críticas complexas de jurisprudências, textos pesados. Eu acredito que isso vá de encontro à própria linguagem de blog, que é algo informal com muito conteúdo, de leitura agradável, onde existe a possibilidade de abrir-se a colheita de opinião.
    Doutrina na internet pesquisa-se em sites especializados.
    A blogosfera brasileira precisa muito de blogs que falem o direito como é falado aqui, carregado de conteúdo mas com uma leitura agradável.

    Valeu André e acredite, é o conservadorismo do "pessoal do direito" que ainda não dá aos blogs a importância merecida.

  • Deixe seu comentário!