Retrospectiva 2007

domingo, 23 de dezembro de 2007 Deixe um comentário


Sejam bem-vindos à nossa rápida Retrospectiva 2007. Não quero ser enfadonho a ponto de enumerar todas as questões que publicamos no ano que se encerra, bem como seus comentários. Apontarei apenas alguns marcos importantes que se destacaram para todos os concurseiros.

Janeiro

O ano começou com a aplicação de novas legislações que alteraram tanto o CPP (Lei 11.435/2006: Promove alterações puramente redacionais nos locais em que a palavra "sequestro" era utilizada de forma imprecisa; Lei 11.449/2007: Altera a redação do artigo 306 do CPP dispondo sobre a forma de atuação da autoridade policial nos casos de prisão em flagrante) quanto o CPC (Lei 11.382/2006, que altera vários dispositivos do CPC; Lei 11.417/2006: Regulamenta a edição, modificação e cancelamento de súmulas vinculantes. Regulamenta o artigo 103-A da CF. Começa a vigorar em 20/03; Lei 11.418/2006: Regulamenta o §3º do artigo 102 da Constituição tratando da repercussão geral no recurso extraordinário (STF). Começa a vigorar em 18/02; Lei 11.419/2006: Trata da informatização processual (afeta o direito processual como um todo: civil, penal, trabalhista, juizados especiais...). Começa a vigorar em 20/03; Lei 11.441/2007: Possibilita a realização de inventários, partilhas, separações e divórcios consensuais pela via administrativa (em cartório). Lei 11.448/2007 - Altera a Lei 7.347/85 (artigo 5º - rol de legitimados), legitimando a propositura de Ação Civil Pública pelas Defensorias Públicas.

Fevereiro

Além de várias questões comentadas no blog, um fato importante foi a notícia de que o concorrido concurso para a Polícia Federal somente ocorreria em 2008 ou 2009. Pelo menos tivemos uma previsão quanto à sua ocorrência.

Março

Destacamos nosso estudo sobre a relação entre tatuagem e concursos, já que muitos concurseiros temem ser prejudicados em razão de carregarem tatuagens

Aos poucos fomos mudando a cara do blog. Colocamos a indexação por assuntos, através da qual o leitor pode pesquisar as questões divididas por temas e assim facilitar o estudo.

Foram publicados os editais dos seguintes concursos: Procurador do Município de Vitória- ES, Procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás, Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco

Recebi o e-mail de agradecimento enviado por um leitor (Daniel B.) que fora aprovado em um concurso bastante concorrido. Postamos uma entrevista com ele. Surpreendi-me com seu exemplo de humildade, perseverança e fé. Foi um dos melhores textos publicados em nosso blog.

Abril

Inovamos com a publicação de palavras-cruzadas jurídicas. Uma forma de estudar e ao mesmo tempo se divertir.

Alguns concursos foram anunciados:

Concurso do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/SP) e Concurso do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE/RO)

Infelizmente, o concurso para Procurador do DF fora anulado. Nossos amigos que haviam almejado aprovação nas primeiras fases tiveram que fazê-las novamente.

Maio

Mais palavras-cruzadas jurídicas

Novos concursos: Auditor do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 23ª REGIÃO, ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO (AGU) - Cargo: Procurador Federal de 2ª Categoria.

JUNHO

Mais concursos: Juiz Federal Substituto da 5.ª Região, Juiz substituto de Minas Gerais, Juiz Substituto do Acre, Ministério Público do Piauí - Promotor Substituto, Delegado de Polícia Civil do Paraná, Magistratura do Trabalho 18ª Região e Juiz Substituto de Goiás.

JULHO

Tempo de comemorar: mês de aniversário de 1 ano do blog.

Iniciamos uma atividade inédita na Internet: passamos a resolver questões de concursos ao vivo, de forma bastante interativa e dinâmica e que foi bastante proveitoso. Além do trabalho de resolução de questões, tive a oportunidade de quebrar a frieza do “mundo virtual” e passei a conhecer alguns dos leitores mais assíduos ao blog, com os quais mantenho contato até hoje, acompanho o esforço diário em manter o ritmo de estudos e torço bastante por suas aprovações.

Novo concurso: TCU - Tribunal de Contas da União

Impossível ignorar o acidente aéreo da TAM, que vitimou dezenas de pessoas. Nosso blog ficou de luto


AGOSTO

Uma das maiores lições do mês de agosto para os concurseiros foi o testemunho do atleta Cristopher Tronco, deficiente físico, nos jogos Pan Americanos do Rio de Janeiro:

"Sempre que você se propõe a fazer algo, você consegue. O importante é nunca dizer não, não importa o tamanho da dificuldade que existe no caminho. O homem sempre pode superar seus limites" (Cristopher Tronco)


SETEMBRO


Muito stress com as mudanças de datas para as provas de Procurador da Fazenda Nacional. Também houve muito estudo para o TRT da 9ª Região.


OUTUBRO

Destacam-se no mês de outubro as novas Emendas Constitucionais, de n. 54 e 55, que comentamos no blog.

Fizemos uma coletânea de superdicas para o concurso da PRF, que também serve para os próximos concursos da Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal.

Enfatizamos a importância da disciplina Português para os concursos.

Nosso amigo Ricardo Henrique Giuliani lançou o livro Direito Penal Militar, suprindo lacuna no meio jurídico.

NOVEMBRO

Relacionamos o escândalo do leite adulterado com o Código de Defesa do Consumidor

Finalmente, após dezenas de pedidos e muita pesquisa, montamos nossa relação com os melhores livros para concursos, onde foram observados os critérios atualização, objetividade, clareza e conteúdo.


MUITOS CONCURSOS- no final do mês de novembro houve uma explosão de novos concursos.


DEZEMBRO

Para fechar o ano com chave de ouro, saiu o edital do concurso para o TRF da 5ª Região

No meu lado pessoal, 2007 foi um ano repleto de desafios e oportunidades. Recebi alguns convites para lecionar, aceitei os que achei mais gratificantes e não me arrependi. Também surgiram novas oportunidades de trabalhos, o que tornou meu tempo mais escasso (por isso que postei poucas notícias nas últimas semanas), mas nada que me afaste de uma das atividades que mais gosto de fazer, que é estar aqui com vocês compartilhando questões de concursos e quebrando a cabeça para resolvê-las.

Obrigado pela companhia em 2007 e que 2008 seja um ano com muitas aprovações.

Cordialmente,

André Costa.

4 comentários »

  • Rodrigo - Goias disse:  

    Bom dia. Queria cumprimentar a todos os amigos concurseiros que assim como eu estão nessa luta. Agradecer imensamente ao blog, pelo grande ano, e desejar que mais e mais pessoas possam estar buscando nele esclarecer suas dúvidas, exercitando o conhecimento adquirido respondendo as questoes propostas, bem como adiquirir esses novos conhecimentos, estando sempre ligados nas mudanças que ocorre constantemente, nas emendas, novas leis, súmulas, informativos e assim por diante. Com um modo simples e completo o blog vem ajudando a todos, e nada mais justo agradecermos mais uma vez ao andré por tudo que ele tem feito pelos amigos concurseiros. Um grande abraço, e tudo de bom para todos...

    Rodrigo - Inaciolandia, GO.

  • Marta disse:  

    Cara, muito obrigado por tudo e que 2008 lhe traga muitas alegrias e realizações, a vc e seus queridos familiares!

  • Breuer disse:  

    Passei por aqui para desejar um feliz ano novo para todos os colegas concurseiros e para o André, nosso grande aliado na busca pela aprovação.
    Que o ano novo seja repleto de felicidades, aprovações, saúde e paz.
    Um grande abraço para todos e um excelente 2008.
    PS:O ano de 2007 foi muito bom para mim graças a ajuda desse blog, mais uma vez: Obrigado!!!!!!!

  • Auressandra disse:  

    Conheci hoje o Blog e só tenho a elogiar. Mais uma ferramenta para aprimorar nossos estudos. Parabéns ao André pela excelente iniciativa.
    Que Deus abençõe a todos nós em 2008.

  • Deixe seu comentário!