Mais um leitor aprovado voltou para agradecer!

domingo, 13 de abril de 2008 Deixe um comentário

É complicado chegar em casa depois de uma noitada de sábado e receber um e-mail com o teor bastante significativo como o que recebi minutos atrás. Conheci o Alexandre há muitos e muitos anos. Não lembro ao certo quando foi, mas tenho a certeza de que participávamos de uma comunidade jurídica do jurássico IRC quando ele ainda sequer começara a frequentar a faculdade. Na condição de roqueiro que pretendia ser Procurador da República, tentava informar-se sobre o curso de Direito e descobrir as nuances do mundo jurídico. Ao ingressar na faculdade, lembro de suas primeiras e brilhantes participações nos debates jurídicos que promovíamos com os demais visitantes. Também criamos várias formas de tornar o estudo mais dinâmico, como a utilização de programas jurídicos "quizz", do tipo "Jogo do Milhão", cujas questões foram criadas por nós mesmos e colocávamos no chat para que os demais usuários tentassem respondê-las (vejam que parece muito com o que fazemos no nosso blog atualmente).

Posteriormente, lembro que o Alexandre continuou a estudar cada vez mais e a participar dos nossos grupos de estudos que foram aparecendo: através de listas de discussão e, mais recentemente (por volta do ano de 2004), no Orkut, onde na Comunidade Questões Comentadas de Concursos ele sempre atuou respondendo diversas questões de concursos recentes, sempre com maestria.

Entretanto, o que mais me chamou atenção na conduta do Alexandre foi que ele sempre agiu com humildade e sempre tentou ajudar àqueles que estavam começando a carreira de concurseiro ou que não sabiam a resposta de determinada questão de concurso.

É por isso que com muito orgulho hoje recebo o seu e-mail de agradecimento que, apesar de já ter conseguido a aprovação nos concursos para Defensor Público da União e Procurador da Fazenda Nacional, fora também aprovado na primeira etapa do concurso do Ministério Público Federal, que é o seu grande objetivo.

Parabenizo-te pelos sucessos alcançados. Que o teu exemplo de humildade, ética e perseverança incentive os demais concurseiros, principalmente aqueles que visitam nosso blog. SUCESSO!!!!

Só os espíritos bem formados são capazes de cultivar a gratidão. (Sêneca)

Abaixo, segue o e-mail remetido pelo Alexandre:


"Hoje escrevo ao amigo André por dois motivos: dar as boas novas e agradecer.

É certo que as boas novas não são tão novas assim, pois já informei ao André via "chat virtual". Esclareço: tratam-se de duas aprovações em concursos públicos (Procurador da Fazenda Nacional e Defensor Público da União) e uma surpreendente aprovação na primeira fase do difícil concurso público para o cargo de Procurador da República - MPF.

O agradecimento, porém, é inédito, pois fiz questão de fazê-lo por aqui, publicamente em seu "site" de questões jurídicas, considerando que ele e seu criador muito contribuíram para que eu pudesse hoje escrever estas boas novas.

Embora conheça o André apenas virtualmente, o conheço há muitos anos, antes mesmo de eu iniciar a faculdade. Naquela época já aprendia muito com ele em nossos "chats virtuais" (lembra do Mirc, André?!). Foram muitas as discussões jurídicas via "internet", antes mesmo que o blog de questões jurídicas viesse à lume. André foi e é meu verdadeiro professor "online". Bastante prestativo, sempre me ajudou sem esperar nada em troca. Assim são os verdadeiros amigos, os quais muito prezo e jamais esqueço.

Tenho certeza que essa casa que o André construiu não foi (e não continua sendo) providencial apenas para o meu sucesso, mas também para o sucesso de milhares de “concurseiros” em todo país. O mesmo se diga da comunidade de questões de concursos jurídicos, também criada por André no âmbito do “orkut”. Recomendo e valorizo estes espaços, pois são poucos os “sites” jurídicos verdadeiramente comprometidos com a preparação para concursos públicos.

Antes que alguém pergunte, eu não vejo nenhuma receita mágica ou miraculosa para passar. É tudo fruto do trabalho e dedicação. Creio que além disso, a única coisa que diferencia verdadeiramente aqueles que conseguem dos derrotados é a persistência, a vontade verdadeira de vencer.

É sabido que os concursos de carreira de estado (MPF, AGU, DPU e outros) hoje são milhares de vezes mais difíceis que há 10 ou 20 anos atrás, de sorte que simplesmente não existe mais a hipótese de passar por obra do acaso.

Penso que hoje, quem irá vencer a barreira do concurso público e ingressar nas fileiras das mencionadas carreiras é o candidato(a) que tem um CORAÇÃO DE LEÃO. É um verdadeiro GUERREIRO, INCANSÁVEL na sua preparação. HUMILDE o suficiente para reconhecer suas próprias limitações e deficiências, mas também completamente METÓDICO e OBSTINADO na minimização e correção destas. É HUMANO, pois se entristece e às vezes até chora diante de cada reprovação, mas também SÁBIO, porquanto procura aprender com elas. Trata-se de uma pessoa de CORAGEM e FÉ, pois não importa quantas vezes cai ou quantos lhe desacreditam ou desestimulam, sempre ergue a cabeça e PERSISTE na sua preparação no dia seguinte, até o dia da vitória. Claro que, contando com AMIGOS prestativos como o André, esse dia certamente chegará muito mais rápido!

Ao querido amigo André, minha sincera gratidão por tudo!!

Brasília, 12 de abril de 2008.

Alexandre Mendes Lima de Oliveira"

6 comentários »

  • RAFAELA_QUEIROZ_GALVÂO disse:  

    Parabéns pelas Informações, criação e desenvolvimento do Site!!!!

  • Rodrigo - Goias disse:  

    Bom dia meu amigo... Cada palavra desta, serve de incentivo para nós, concurseiros, que ainda não conseguimos esse tão almejado objetivo. Mas como alexandre disse...( eu adorei a colocação) CORAÇÃO DE LEÃO. Que nunca esquecemos disso... A você amigo, nada mais justo que este pequeno agradecimento, esta homenagem.. hehehe... que muitas, e muitas outras venham... por que acredito ser isso seu melhor pagamento... o que te deixa mais feliz... Inté... e tudo de bom... Rodrigo - Inaciolândia - Go

  • Rafael disse:  

    O site realmente está uma maravilha, eh muito bem elaborado. Eu gostei muito. Eu tenho um blog de concursos chamado opiniaoweb.com/concursos e gostaria de ter sua permissão para colocar um link no meu blog para o seu, e ter um link no seu blog também. O que acha (já que falamos sobre concursos)?

  • fernando disse:  

    Excelente, um grande testemunho de um vencedor...Uma lição de vida "

  • guetchan disse:  

    Quero parabenizá-los, pois vi que esse blog é sério e, consequentemente, incentivou-me a retomar os estudos após 6 anos de formada!
    Ao Alexandre, pelo sucesso nos concursos, pelo aniversário próximo e pelas suas explicações às perguntas no orkut.
    Espero que nem você, nem o Prof. André me abandone agora,porque depois que li os depoimentos de ambos, fiquei animada para estudar.
    Muito obrigada.
    es

  • Evaldo M. Pinheiro disse:  

    Nossa eu fiquei muito emocionado com as palavras de afeto e amizade. Eu hoje estou estudando para concursos públicos. Depois de 12 anos trabalhando em uma empresa privada fui demitido no final do ano que passou, minha esposa a qual eu ajudei a se formar e incentivei muito a fazer o concurso de Auditor da Receita Federal, hoje se separou de mim devido achar que eu não sou ninguém. Mas isso é outra história, mas com força de vontade e perseverança todos nos conseguimos nossos objetivos.
    Evaldo.
    Brasília DF

  • Deixe seu comentário!