Foi sorte?

sábado, 1 de novembro de 2008 Deixe um comentário


Algumas pessoas têm o hábito de atribuir suas conquistas à sorte. Esse costume é impregnado aos poucos, pois desde a infância somos acostumados a vermos a palavra "sorte" ser usada em diversas oportunidades, como se os seus detentores fossem afortunados, enquanto que outros, coitados, nunca conseguiriam alcançar os objetivos de suas vidas justamente por lhes faltar sorte. Quem nunca viu no rodapé de uma prova a expressão "boa sorte!", como se ela fosse um termo mágico que faria o aluno relapso tirar 10?

Pode ser até que a sorte ajude um pouco, mas o principal é você se esforçar e fazer a sua parte para que a sorte chegue e lhe encontre fazendo a sua parte (não quero entrar aqui na discussão filosófica entre sorte x Deus x destino x fatalidade). Ora, sempre que alguém consegue algo através da sorte, teve que fazer algum esforço, nem que seja mínimo. Exemplo disso é aquela pessoa que sozinha ganha na loteria, pois apesar de ter sido contemplada com tamanha fortuna, fez a sua parte: comprou o bilhete premiado.

Nos concursos, há quem diga que determinada pessoa nunca estudara e, de repente, fora aprovada em um excelente certame. Vá atrás e verificarás que o suposto sortudo na verdade passara noites sem dormir, estudando.

Realmente, já vi situações em que apenas um pequeno grupo de candidatos foram aprovados em determinada etapa subjetiva de concurso por terem a "sorte" de ter lido justamente aquela doutrina que abordava uma teoria nova, exigida na fase escrita do concurso - um legítimo caso de sorte. Entretanto, para que isso acontecesse, foi necessário que o candidato aprovado (e sortudo!) tivesse lido, entendido e lembrado do assunto cobrado no concurso.

Pode ser até que a sorte colabore com o destino de muita gente, mas tenho a certeza de que ela tem a predileção de sorrir para aqueles que perseveram.

Dois bons pensamentos sobre o assunto:

"Eu acredito demais na sorte. E tenho constatado que, quanto mais duro eu trabalho, mais sorte eu tenho."Thomas Jefferson

"A perseverança é a mãe da boa sorte." Miguel Cervantes

7 comentários »

  • Simone disse:  

    Ótimo texto, André!
    Realmente... a sorte tem contribuído pouco nos concursos. Cada vez os concursos requerem mais preparação dos candidatos. Dificilmente iremos nos sair bem sem estudar e saber todos o programa do edital. Como já dizia a canção: "... é preciso ter força, é preciso ter raça..." e não desistir.
    Abraços!

  • Eliana Carmem/RN disse:  

    Eu acredito na sorte sim, da forma como você falou! Acredito no destino, acredito que há um cargo público esperando por mim...rs E nesse eu terei sorte, e as questões abordadas serão do meu conhecimento e domínio, e eu passarei e serei convocada!
    Só que, como eu não sei qual o concurso que vai me levar a este cargo que me está destinado, me inscrevo, me preparo e faço as provas dos certames que estão surgindo...
    vai que é um deles??? Melhor não dá chance ao azar!!!
    Falando sério agora: ÓTIMO TEXTO!

  • Pablo Resende GYN disse:  

    Vejam o que disse o ex-jogador da Seleção Brasileira de Futebol, Leonardo (aquele da cotovelada no jogador americano), numa entrevista:

    Você acredita em alguma parcela de sorte no mundo dos negócios?

    Sucesso e genialidade são 10% de inspiração e 90% de transpiração, já dizia Einstein. Sorte é saber gerar as oportunidades. Sem esforço, a sorte não vem. E não adianta receber qualquer coisa se você não souber mantê-la. Se tive sorte? Digamos que me esforcei muito na minha profissão.

  • kaandrarock disse:  

    mutio bom obrigado pela força!!eu tava precisandu

  • Luciana disse:  

    ótimo ;* não há vitótia sem luta!!!

  • raf_ferro disse:  

    Já dizia Tiger Woods:
    "Quanto mais eu treino, mais sorte eu tenho!"

    Assim é com os concursos...

  • Erenice disse:  

    É um ótimo txt para refletir! Eu acredito que a sorte e o destino sorrirão p/ aqueles que fizerem a sua parte com estudo, perseverança, fé e alegria no coração! Pois o Universo com certeza conspira a favor daqueles que aproveitam o seu tempo cultivando conhecimento.

  • Deixe seu comentário!