Cinco dicas para passar em concurso público

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009 Deixe um comentário

 Recebi e-mails pedindo dicas de estudo para concursos, principalmente para quem está começando agora. Como não há fórmula secreta para ser aprovado (aliás, se houvesse o criador estaria milionário), estabeleci cinco pontos essenciais para quem quer passar em concursos. Vejam:

1– Escolha aonde você quer chegar;
Diz um ditado popular que “só chega a algum lugar quem sabe aonde quer ir”. Com a publicação de diversos editais (cada um com um cargo e salário mais aprazível que o outro) e a necessidade de se passar em um bom concurso, é comum que os concurseiros se dediquem a vários editais. Há quem estude para um concurso da área trabalhista e, logo após, dedique-se à área fiscal ou policial. Desse jeito, o candidato fica rodando em círculos, enquanto seus concorrentes conseguem ser aprovados mais facilmente em razão de se dedicarem a apenas um cargo específico. Portanto, mire seu objetivo e persiga-o, mesmo que ele não seja alcançado na primeira tentativa.


2 – Arme-se corretamente.
Procure se munir de material de boa qualidade. Como o Stormrider comentou dias atrás aqui no blog, vivemos na Era da Informação. Com a facilitação do acesso à internet, milhares de materiais para concursos se encontram disponíveis para download. Entretanto, o concurseiro deve ter cuidado e verificar se o seu material de estudo é de boa qualidade e atualizado. Lembre-se: muitas vezes o barato sai caro. Do que vale estudar através de um material grátis se ele está incompleto ou desatualizado?

3 – Resolva questões.   
Assim como nos esportes, o treino é um ponto essencial para quem deseja ser aprovado em concursos. Todo atleta que chega às Olimpíadas treinara por horas e horas. Portanto, também devemos treinar através da resolução de questões, preferencialmente da mesma instituição que aplicará o concurso que prestaremos. Dessa forma, chegaremos ao dia da prova já conhecendo a linguagem do examinador, seu método de avaliação e os temas que ele mais exigem, sem falar que È COMUM as questões se repetirem em concursos. Portanto, treine bastante em nosso blog e em casa.

4 – Crie um ritmo
Estabeleça um roteiro de estudos adaptado ao seu cotidiano. Não existe fórmula de receita para ser aprovado em concurso. Você deve fazer um horário com as disciplinas fundamentais e cumpri-lo religiosamente. De nada vale estudar das 7:00 horas até as 22:00 horas se nos dias seguintes você nem olha para os livros.

5 - Persevere
Eis mais um ponto comum aos atletas: pode ser que em algum campeonato (concurso) você não tenha logrado êxito. Não desista: identifique suas deficiências e elimine-as. Tenha fé e nunca desista!

Foto: http://www.stockxpert.com

9 comentários »

  • StormRider disse:  

    Eu acrescentaria, ainda, REVISÕES PERIÓDICAS das matérias.

  • Anônimo disse:  

    Adorei a dica.

  • Anônimo disse:  

    RONALDO MARTINS (TO) ÓTIMA DICA

  • Anônimo disse:  

    É importante ter determinação.Começar e ir até o final, uma hora acontece!!!!

  • Anônimo disse:  

    PERSISTIR E SABER DE TUDO UM POUCO...

  • Anônimo disse:  

    Adorei as dicas e as tenho seguido, mas tenho encontrado dificuldade em encontrar provas da organizadora IBAM, gostaria por favor se alguem souber algo que possa me ajudar, informe

  • Anônimo disse:  

    OI adorei o site de vcs, baixei o skype, quro fazer parte desta familia concurseira para passar, já tenho disciplina, e tenho conograma de estudo em ciclos, aprendi com meirelles., estou adotando o ritmo nao paro naum.
    meu msn margaretmoraes@msn.com

  • Anônimo disse:  

    adorei as dicas e vou tentar seguí-las. Estava pensando em fazer tres concursos de uma vez só, como já fiz varias vezas. Mas agora vou escolher apenas um e focar somente nele.... Adorei o blog...Sucesso a Todos:)

  • Deixe seu comentário!