A reforma ortográfica e os concursos

terça-feira, 6 de janeiro de 2009 Deixe um comentário

                                                Foto que eu fiz. Vejam que passaram "corretivo" kkk


Meu Deus do céu! Se não bastassem os inúmeros artigos de nossas legislações, as doutrinas e as teorias que nascem diariamente (e que são exigidas nos concursos!), os concurseiros agora se deparam com outro obstáculo: a reforma ortográfica.

Será que as mudanças na ortografia serão exigidas nos concursos de 2009?

Sobre o tema, encontrei um texto muito interessante da Andréa Machado, que vale a pena ser lido:

Nova ortografia nos concursos
 
 
Rio - Apesar de as novas regras de ortografia serem obrigatórias somente a partir de 2013, algumas organizadoras de concursos públicos vão cobrar as mudanças em provas objetivas já no ano que vem. Durante o período compreendido entre 1º de janeiro de 2009 e 31 de dezembro de 2012, porém, valerão tanto a ortografia atual quanto as novas regras.

Algumas organizadoras vão adotar as mudanças nas perguntas e alternativas de respostas, já a partir do próximo mês. A Fundação Cesgranrio ainda não definiu a partir de qual data vai exigir as novas regras, mas informa que, antes da mudança nas provas com questões discursivas e redações, vai divulgar com antecedência via
editais. O Cespe/UnB (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília) vai cobrar a nova ortografia a partir de janeiro nas questões discursivas. Mas a organizadora comunicou que, no período de transição, as duas normas serão aceitas até o ano limite de 2012.

A Consulplan também vai abraçar a novidade já em 2009, provavelmente nos primeiros concursos que estão previstos para o primeiro semestre. Assim como o Cespe/UnB, a comissão estará orientada a aceitar as duas ortografias como resposta correta. A empresa já foi responsável pelas seleções dos Correios, da Comlurb e do Ministério da Defesa e Aeronáutica. A Fundação Vunesp, uma das principais organizadoras do Estado de São Paulo, vai implantar as novas regras gradualmente, a partir do próximo ano, até completar as mudanças integralmente em 2012.

Especialistas indicam que os candidatos devem começar a estudar desde agora, apesar dos quatro anos restantes para a implementação das regras. A nova ortografia foi sancionada em setembro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O acordo ortográfico unifica a ortografia nos oito países em que a Língua Portuguesa é o idioma oficial: Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Brasil e Portugal.

1 comentários »

  • Anônimo disse:  

    Gostaria que vocês colocassem exercícios de Organização Judiciária, Atos de Ofício Cível e Criminal e, principalmente, sobre Regimento Interno do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
    As apostilas de cursinho vêm com pouquíssimos exercícios sobre essas matérias.
    Obrigado,
    Osho

  • Deixe seu comentário!